google-site-verification: googlec687f30f162e976e.html

1 de jan. de 2010

Os 7 pecados da redação





1 Letra
O candidato não precisa ter letra bonita, mas deve garantir que o corretor consiga ler seu texto. Leia aquiredação indecifrável do vestibular da Unesp de 2000. “Uma letra garranchuda e ilegível revela incapacidade de comunicar uma mensagem”.

2 Tamanho
A redação deve ter um tamanho adequado, em geral entre 22 e 30 linhas. Um texto como este revela a incapacidade do candidato de desenvolver o tema. Mas ele também não deve ser muito grande. Tamanho excessivo pode revelar dificuldade para concluir ideias. E nada de enganar os corretores com letra grande ou margens falsas, para dar a impressão de um texto mais longo.

3 ‘Lúdicas’
Nenhuma banca de vestibular leva em conta produções que não sejam textos.Mostra de ingenuidade ou ousadia, redações “lúdicas” são anuladas de imediato por fuga do gênero. Aqui, uma clássica redação camicase, nota zero.

4 Fuga do tema
Nunca se deve fugir do tema proposto. “O vestibulando deve mostrar que apreendeu a questão em debate”.Este exemplo, do vestibular da Unesp, é uma coletânea de frases absurdas.

5 Fuga do gênero
Com exceção da Unicamp, em que a redação também pode ser uma carta ou narração, os grandes vestibulares pedem textos dissertativos. Não escreva textos que fujam ao que foi pedido, nem desenvolva ideias “criativas”, como feito aqui.

6 Sem argumentação
O candidato fugiu totalmente ao padrão, fez um jogo de palavras e finalizou com duas perguntas retóricas. O corretor tem um sério motivo para desconsiderar um texto em que não há argumentação. “Na redação você tem que desenvolver um raciocínio, não pode ficar dizendo sempre a mesma coisa”.

7 Poesia
“Não escreva nada além de prosa. Se você é um excelente poeta, ótimo. Mas não em dia de redação”, recomenda a professora de Português  Célia Passoni. Alé de escrever em verso, o candidato deixou um recado para o corretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aki seu comentario!

  ©Template by Dicas Blogger.